ENCHENTE EM TERESINA

Quem acompanha os jornais sabe que o Piauí está em estado de calamidade. Quase dez mil famílias já estão sem suas casas no estado, e a coisa está piorando a cada dia. Barras e Esperantina estão debaixo d’água. Duas pontes foram interditadas hoje na capital Teresina. As estradas de acesso ao Ceará e Maranhão praticamente não existem mais. O prefeito decretou hoje estado de calamidade pública, suspendeu as aulas em escolas públicas e privadas por 72 horas e declarou ponto facultativo. O presidente Lula está vindo para cá com uma comitiva de 50 pessoas avaliar os estragos. Além de tudo isso, o dique do rio Poty está ameaçado.

Bem, estou aqui escrevendo para pedir ajuda a quem puder doar roupas e alimentos para as famílias desabrigadas. Pode ajudar com qualquer tipo de alimento não perecível, tipo leite em pó, sardinhas, biscoitos, farinha, arroz, etc, além de qualquer tipo de roupas, principalmente para crianças pequenas.

As doações podem ser feitas nos seguintes locais:

Teresina Shopping (Rua Raul Lopes, 1000 – Noivos)

Canadá Veículos (Av. João XXIII, 1720 A – Noivos)

Empório Veículos (Av. João XXIII)

Dafra Motos (Av. Miguel Rosa, ao lado do prédio da Justiça Federal)

TV Cidade Verde (Rua Valença, 3737 – Taboleta)

Buriti Propaganda (Rua Angélica, 927, ao lado do Favorito Comidas Típicas – CEP: 64048-160)

Jus Navigandi (Rua Santa Luzia, 2480, por trás do Banco do Brasil da Piçarra – CEP: 64001-400)

W7 Solutions (Av. Nossa Senhora de Fátima, 1557 – Ed Monsenhor Chaves, Sala 107 – CEP: 64048-180)

Espaço Cultural Raízes (Rua Dirce Oliveira, Ininga, ao lado do muro da UFPI. Somente sexta, sábado e domingo, durante todo o dia, sendo que haverá um evento para arrecadar mais alimentos e roupas no domingo)

Jelta Veículos (Av. Frei Serafim, 2401 – Centro)

Igreja de Fátima (Av. nossa Senhora de Fátima)

Paróquia de São Cristóvão (Rua Orlando Carvalho – St Isabel)

Instituto Dom Barreto (Rua Benjamin Constant, 1621 – Centro)

Arquidiocese de Teresina (Praça Saraiva)

Engecopi (Av. Centenário, Av José dos Santos e Silva e Av. Dom Severino)

Se você tem alguma dúvida sobre como realizar as doações, pode entrar em contato com a Defesa Civil do Piauí.

Av. Antonine Freire Nº 1773 Ed. Antonieta Araújo – 5º andar
Bairro: Centro
Teresina/PI
64001-040
Para mais informações, clique aqui.


A Prefeitura de Teresina e a Ordem dos Advogados do Brasil divulgaram contas bancárias para arrecadar fundos para ajudar os desabrigados. Essas contas facilitam, inclusive, ajuda vinda de outros estados.

PMT – Enchentes 2009
Conta:
7720-8 / Agência: 3791-5
Banco do Brasil

OAB Solidário
Conta:
7722-4 / Agência: 3791-5
Banco do Brasil



A galera do twitter também está se organizando para receber doações. E com duas pontes interditadas, quando mais lugares, melhor.

Eu, minhas amigas Ana Clara Jansen e Alícia Melo e meus amigos Júlio de Mello e David Jônatas nos prontificamos a transformar nossas casas em pontos de coleta, com a ajuda organizacional de André Gonçalves e Igor Dreidy.

Para mais informações de onde deixar as doações, vocês podem mandar e-mail para:

anaclara.cereza@gmail.com

andrepiaui@hotmail.com

aliciaamina@hotmail.com

ruliossss@gmail.com

ivosolano@gmail.com

dj_crazy2005@hotmail.com

No Twitter: @anacereza, @aliciamelo, @andrepiaui, @ivosolano, @igordrey, @demello, @davidjonatas.

Estou atualizando constantemente este post, praticamente a cada 5 minutos. Então, a qualquer momento posso colocar novos pontos de coleta. Mantenham-se informados, divulguem e ajudem.

INFORMAÇÕES EXTRAS:

+ Veja quais vias estão interditadas e quais faculdades não têm aula em Teresina.
+ Ministro garante R$ 10 ilhões para constução de novo dique.
+ Governo vai construir 7 mil casas para desabrigados.
+ Prefeito diz que não faltará combustível. Gasolina vem de carreta.

:.vamos ajudar, galera.:

Anúncios

27 Respostas

  1. Vamos ajudar! Tenho que lhe entregar as sacolas com a minha ajuda!

    Bjo

  2. go go go!

  3. Ofereço a sede da W7 como ponto de arrecadação das doações:

    Zona Leste
    Av Nossa Senhora de Fátima, 1557
    Ed Monsenhor Chaves – Sala 107
    Fone 86 3233 1917

    Att

  4. Domingo, 10/05, haverá o Raízes Solidário. Bandas tocarão durante a tarde e noite. A entrada será alguma doação, independente de qual seja (quilos de alimento, móveis, colchões, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal).

    vamo que vamo

    reponsa social..

  5. eae man,

    seguinte, acabei de chegar na cidade, vim de sp… vou postar uma campanha no meu blog, tenho uns contatos legais na blogosfera, posso garantir uma grande divulgação, até o fim do dia eu postarei, seria possivel vc informar o CEP dos locais ? fica mais facil de receber ajuda de lugares mais distantes… até o fim do dia a campanha ta no ar.. abraço e me segue @daniloguedes

  6. vamos divulgar (por meio do twitter e orkut) e doar! XD @erguss.

  7. Ivo, a Igreja de Fátima e o Colégio Dom Barreto também estão recebendo doações.
    Bjo.

  8. Para o pessoal da zona leste: A Igreja do São Cristóvao e a Jelta Veículos tbm recebem doações.
    Ajudem!

  9. COMO UMA PIAUIENSE COMOVIDA COM A SITUAÇAO DE CALAMIDADE DO PIAUI DESDE JA ESTAREI MESMO DE TAO LONGE AJUDANDO ATRAVEZ DOS MEUS ORKUTS E DO MEU BLOG PARA A DIVULGAÇAO DESTA SITUAÇAO TAO TRISTE E AO MESMO TEMPO REPASSANDO A SITUAÇAO PARA TODOS OS MEUS AMIGOS BRASILEIRO E EMPRESARIO CA NA EUROPA PARA Q SE COMOVAM E AJUDEM NOS. O PIAUI PRECISA DO BRASIL E NAO SO. DESDE JA AGRADEÇO A ESTA PESSOA Q CRIOU ESTE SITE DE AJUDA A SITUAÇAO E AS PESSOAS Q AQUI SE DISPONIBILIZARAM PARA AJUDAREM . ESTAREI FAZENDO DAQUI DA EUROPA O MEU MELHOR PARA OS DESABRIGADOS DESTA ENCHENTE. MUITO OBG BOA NOITE.

  10. COMO UMA PIAUIENSE COMOVIDA COM A SITUAÇÃO DE CALAMIDADE DO PIAUI, DESDE JA ESTAREI MESMO DE TAO LONGE AJUDANDO ATRAVEZ DOS MEUS ORKUTS E DO MEU BLOG PARA A DIVULGAÇÃO DESTA SITUAÇÃO TÃO TRISTE, E AO MESMO TEMPO REPASSANDO A SITUAÇÃO PARA TODOS OS MEUS AMIGOS BRASILEIROS E EMPRESARIOS AQUI NA EUROPA PARA QUE SE COMOVAM E AJUDEM NOS. O PIAUI PRECISA DO BRASIL E NAO SÓ. DESDE JA AGRADEÇO A ESTA PESSOA QUE CRIOU ESTE SITE DE AJUDA A SITUAÇAO E AS PESSOAS QUE AQUI SE DISPONIBILIZARAM PARA AJUDAREM . ESTAREI FAZENDO DAQUI DA EUROPA O MEU MELHOR PARA OS DESABRIGADOS DESTA ENCHENTE NO PIAUI. MUITO OBG BOA NOITE.

  11. Oi,
    Coloquei o link desta notícia no meu Blog e também a matéria do site da OAB com o número da conta-corrente. Juntos somos mais fortes.
    Abraços,
    Alê

  12. É triste, mas já é bom ir se acostumando, isso é só o começo…

  13. Impossivel fica sem fazer nada mesmo morando na Holanda. E super caro mandar coisas daqui mas vou conseguir arrecadar a grana pra mandar roupas, lencois e brinquedos pras criancas.
    Temos q nos unir e ajudar uns aos outros!!!

  14. Hi, interesting post. I have been thinking about this issue,so thanks for blogging. I’ll probably be coming back to your blog. Keep up great writing

  15. […] Norte. As iniciativas são de Fábio Lima, Fernanda Lago, Mariana Arraes, Ostiga Jr., Alícia Melo, Ivo Solano, André Piauí e Ana Cereza, entre outros conhecidos e amigos queridos, que assim como eu, se […]

  16. Olá!
    Tem algum lugar recolhendo doações aqui em São Paulo? Não consigo encontrar como posso doar esses itens para os atingidos pelas enchentes aí do Norte / Nordeste…

  17. Liguei no 199, e fui informada de que nós de São Paulo, podemos ajudar levando nossas doações até a Subprefeitura de nosso bairro, ou até a Defesa Civil, q está localizada no bairro do Morumbi.

    Para descobrir o endereço da Subprefeitura mais próxima de você, acesse:

    http://www2.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spaf

    O tel da Defesa Civil do Estado de São Paulo é 11 2193-8888 / 2193-8667

    Obrigada.

  18. […] DAQUI DA EUROPA O MEU MELHOR PARA OS DESABRIGADOS DESTA ENCHENTE NO PIAUI. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  19. E saber que esse lugar era um rio a sei lá quantos mil anos atrás. Não é pra estranhar que a natureza queira volta o seu espaço.

  20. eu morro em sao paulo capital estou acompanhando tudo o k esta ocorrendo ai eu vou fazer aqui em sao paulo uma campanha pra arecadar doacoes pras pessoas k estao passando por esses momentos tao tristes e tao preocupantes o k eu poder fazer pra ajudar as pessoas k precicam vou fazer e como tem um ditado k pra deus nada e impossivo entao com fe venceremos deixo meu abraco e logo minhas doacoes k conciguirn chegarao ai fiquem com deus k ele sabe o k faz

  21. como eu posso doar roupas para os desabrigados

  22. […] lá no nordeste, creio que vi em apenas dois blogs informações sobre doações ao Piauí (Lixo Blog e Quem Matou a Tangerina?) e para o Maranhão (Sleek Blog e […]

  23. O Almanakut Brasil faz campanha por ajuda ao Piauí em Maranhão, nos seus perfis/blogs no Orkut e no WordPress.

    Estamos redirecionando os internautas adcionados e comunidades, para este site.

    Parabéns!

  24. AÍ ESTÁ A PRINCIPAL CAUSA DAS ENXENTES!

    VAMOS SALVAR O PLANETA?

    Segue abaixo a mais pura e cristalina verdade.
    Trata-se da sobrevivência do ser humano.
    Por favor, leiam, divulguem e se possível, tomem providências.
    Chega de discutir problemas ambientais, precisamos apresentar soluções simples, viáveis, práticas e realistas.

    Gostaria muito de ter a oportunidade de fazer palestras sobre o assunto em pauta e assim provar que minha tese está amparada por argumentos técnicos bem fundamentados!

    O Autor

    A ÚNICA SAÍDA PARA O EFEITO ESTUFA

    As fossas abissais oceânicas, os bolsões vazios provenientes da retirada do petróleo, as falhas geológicas, as áreas desérticas são depósitos naturais e ideais para o armazenamento do carbono que está “sobrando” na atmosfera e causando o efeito estufa.
    Durante séculos, acreditávamos serem os oceanos as lixeiras inesgotáveis e naturais do mundo, crença essa, até certo ponto, razoável, pois através das chuvas, os sais, nutrientes naturais do solo, os compostos de carbono e muitos outros resíduos vão se acumulando nos mares e oceanos, tornando-os cada vez mais saturados e suas águas cada vez mais salinas.
    Mas a realidade é bem outra, os mares e oceanos são tão ou mais vulneráveis a poluição que a crosta terrestre. Suas águas precisão de luz, transparência e estarem desintoxicadas para gerarem a flora e a fauna marinhas tão necessárias à vida na terra, nos mares e nos oceanos.
    As águas, mesmo as salgadas, têm a capacidade de dissolver e incorporar em suas massas gases como oxigênio, o carbônico e outros. Essa capacidade aumenta com a pressão e as baixas temperaturas. Quanto maior for a pressão e menor a temperatura, maiores serão as concentrações de dissolução daqueles gases.
    Nas regiões profundas dos mares e oceanos, possivelmente devido a esses fenômenos, as quantidades de carbono “estocadas” chegaram a quantidades imensuráveis, a ponto de despertar o interesse das empresas petrolíferas na exploração destas “jazidas” de carbono. É interessante se notar o fato de que os depósitos, no caso do gás carbônico, não são mais deste tipo de gás, mas sim do metano cristalizado a que os especialistas deram um nome bastante sugestivo, chamando-o de hidratos de carbono. O gelo que queima. Esta seria a primeira descrição da “combinação” cristalizada entre moléculas de metano e moléculas de água, encontrada em regiões profundas dos oceanos. Os hidratos de metano já são considerados, pelos pesquisadores, a principal fonte de energia para o século XXI. Entretanto, a exploração desta fonte de energia pode provocar o maior desastre ecológico de todos os tempos devido à liberação do gás metano pela rápida desidratação do mesmo. As chamadas regiões abissais oceânica detêm cinqüenta e cinco por cento de todo o carbono presente no planeta Terra.
    Daí vem-nos a idéia:
    a) Se as regiões abissais oceânicas são os depósitos naturais do carbono, podemos aproveitar esses espaços gigantescos e ainda disponíveis para “aprisionarmos” o gás carbônico, o principal causador do efeito estufa, de forma indireta.
    b) Usaremos, para esse fim, a energia solar, a fotossíntese e a água para cultivarmos gigantescas florestas, biomassa abundante que seria enfardada em containers de concreto armado, de plástico ou qualquer outro material resistente à corrosão e, com o auxilio de grandes embarcações, seriam transportados para aqueles locais e submersos por ação da gravidade. Os containers ou invólucros da biomassa deverão possuir orifícios para entrada da água e equilíbrio das pressões internas e externas para prevenir possíveis esmagamentos dos containers e facilitar a submersão dos mesmos.
    c) A grande vantagem de se utilizar biomassa para capturar o gás carbônico é o fato de que só será capturado o carbono, deixando-se livre o oxigênio.
    d) Para cada 12 (doze) toneladas de carbono capturadas, via biomassa, serão liberadas 32 (trinta e duas) toneladas de oxigênio para atmosfera, e, muito importante, 44 (quarenta e quatro) toneladas de CO2, gás carbônico, principal gás causador do efeito estufa, deixariam de existir na atmosfera que respiramos.
    e) Serão, de certa forma, verdadeiros depósitos geológicos, tratam-se de fossas geológicas que se vierem a sofrer abalos sísmicos ou acomodação de camadas, iriam soterrar esses containers, tornando-os ainda mais seguros com relação ao meio ambiente.
    f) Em grandes profundidades abissais não há desenvolvimento de vida, semelhante a da superfície, capaz de gerar reações aeróbias ou anaeróbias, portando, não havendo degradação desta biomassa, não haverá geração de gases e a atmosfera estará livre da massa de gases que fatalmente seria gerado se aquela quantidade de biomassa continuasse sobre a superfície terrestre, entrasse em decomposição natural ou fosse incinerada.
    g) Se a cada “colheita” da biomassa se plantasse outra, gradualmente, o gás carbônico estaria sendo capturado e, indiretamente, depositado nestes depósitos geológicos sob a forma de carbono com uma conseqüente limpeza gradativa da atmosfera.
    h) Se a captura direta do gás carbônico se torna inviável devido as suas condição de gás, capaz de ocupar grandes volumes, desenvolver grandes pressões, além de outros riscos óbvios que não enumeraremos, vamos aprisionar o carbono, “matéria prima” geradora do referido gás, cujo excesso na atmosfera se tornou “um inimigo implacável”, o principal gerador do Efeito Estufa que mais cedo ou mais tarde irá eliminar a vida animal da face da terra se não for contido.
    i) Os combustíveis fósseis poderiam continuar sendo explorados e utilizados porque estaria havendo uma reciclagem, uma correta destinação do efluente gasoso gerado na exploração deste tipo de energia, por via indireta, sendo devolvido ao seu local de origem, às profundezas da crosta terrestre.
    j) Usando-se o mesmo raciocínio, a mesma lógica, a biomassa poderia ser armazenada, aproveitando-se os espaços disponíveis deixados pela exploração do petróleo. A retirada do petróleo deixa grandes vazios que são preenchidos com água. Por que não ocupar esses espaços com biomassa?
    k) A mineração cria gigantescas crateras que, muitas vezes, são simplesmente abandonadas sem passarem por qualquer processo de remediação. Por não aproveitá-las?
    l) As falhas geológicas, gigantescos espaços, muitas vezes continentais, poderiam ser utilizadas como depósitos de biomassa. Por que não fazê-lo?
    m) De forma idêntica, poderiam ser armazenadas grandes quantidades de biomassa nas regiões desertas, sob suas areias escaldantes, locais desprovidos de água. Onde não há água não há vida, onde não há vida não há decomposição de matéria orgânica, não havendo decomposição de matéria orgânica não há formação de gases do efeito estufa.
    A mãe natureza, via carbono, forneceu tanta riqueza ao homem durante o século passado. Por que não devolver-lhe, durante este século, parte dessa riqueza, retornando parte desse carbono ao seu local de origem, de onde nunca deveria ter sido retirado, às profundezas da crosta terrestre, recompondo assim o Período Carbonífero?
    Dessa forma se fecharia um círculo, origem, exploração e destinação adequada do efluente produzido pela industrialização do petróleo.
    Dando um destino adequado ao lixo ou efluente industrial, ou mais precisamente ao carbono, matéria prima do gás carbônico, o meio ambiente agradeceria, o mundo continuaria respirando, voltava-se ao equilíbrio ambiental e os petrodólares poderiam continuar movimentando a economia mundial sem representar um risco iminente à vida.
    Todo empresário da área industrial é obrigado por lei a tratar e destinar os seus efluentes. Por que a indústria petrolífera estaria dispensada dessa obrigação?

    Antonio Germano Gomes Pinto

    Engenheiro Químico, Químico Industrial, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, Licenciado em Química, Especialista em Recursos Naturais com ênfase em Geologia, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, Perito Ambiental, Auditor Ambiental e autor de duas patentes registradas no INPI, no Merco Sul, na UE, na World Intellectual Property Organization e em grande número de países.

  25. […] lá no nordeste, creio que vi em apenas dois blogs informações sobre doações ao Piauí (Lixo Blog e Quem Matou a Tangerina?) e para o Maranhão (Sleek Blog e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: